Uma das queixas mais comuns na medicina são as pernas inchadas. 

O inchaço é uma manifestação de uma doença subjacente que precisa ser encontrada. Muitas patologias podem causar inchaço e, em muitos doentes, podemos observar vários problemas coexistentes que contribuem para o desenvolvimento de edema, ao mesmo tempo.

Edema é o termo médico para o inchaço causado pelo acúmulo de líquido nos espaços que circundam os tecidos e órgãos do corpo. O edema pode ocorrer em quase qualquer parte do corpo. Alguns dos mais comuns são:

  • A parte inferior das pernas ou mãos (também chamado de edema periférico)
  • Abdomen (também chamado de ascite)
  • Torácico (chamado edema pulmonar se estiver nos pulmões, e derrame pleural se estiver no espaço ao redor dos pulmões)

Ascite e edema periférico podem ser desconfortáveis e ser um sinal de uma doença mais grave apesar das causas mais comuns não corresponderem a doenças graves.

SINTOMAS

Os sintomas de edema dependem da causa, mas podem incluir:

  • Inchaço ou inchaço da pele, fazendo com que pareça esticada e brilhante. Isso normalmente é pior nas áreas do corpo mais próximas do solo (devido à gravidade). Portanto, o edema geralmente piora na parte inferior das pernas (chamado edema periférico) após caminhar, ficar em pé, sentar-se em uma cadeira por um período de tempo ou no final do dia. Pressionar a área inchada por alguns segundos deixará uma covinha ou marca temporária na pele.
  • Aumento do tamanho do abdomen (com ascite).
  • Dificuldade em respirar (com edema no peito).

As causas podem ser várias e o tratamento também varia conforme a causa.

 

___________________________ 

Se acha que se identifica com estas queixas marque uma consulta que nós tiramos todas as suas dúvidas www.baptistafernandes.pt